O Brasil terá uma nova onda de calor em setembro, com possíveis recordes de temperaturas. É esperado que os termômetros registrem números altos, o que preocupa muitas pessoas.
Você já se perguntou se estar acima do peso ideal para sua estatura (de acordo com a Organização Mundial da Saúde, o IMC entre 18,5 e 24,9 representa a faixa de peso adequada e o menor risco para o desenvolvimento de algumas doenças) faz com que se sofra mais em dias quentes? Bom, a resposta é: SIM!
Já reparou que os ursos polares são gordinhos? Eles mantêm uma alta quantidade de camada adiposa justamente para suportar baixas temperaturas!
É sabido que pessoas com excesso de peso ou obesidade relatam sentir mais calor e ficar mais confortáveis em baixas temperaturas do que quem está abaixo do peso. Tanto que é comum vermos pessoas, mesmo em baixas temperaturas, menos agasalhadas. Também é comum que, após emagrecer, as pessoas se queixem de estar mais friorentas, e isso é verdade, pois existe uma relação clara entre excesso de peso e sensação térmica. Vamos explicar os motivos:
O primeiro é que a gordura adiposa, assim como nos ursos, funciona como um isolante térmico. A gordura não é um bom condutor térmico, diferente da água, ela não faz uma troca rápida de calor com o ambiente, deixando quem tem mais camada mais aquecido e com mais dificuldade para resfriar. O outro fator é o volume corporal: quanto maior o volume, mais tempo leva para que haja essa equiparação com o ambiente. Um exemplo é quando se vai congelar algo, como uma jarra de suco. Se você colocar no freezer uma jarra com líquido e uma forminha de gelo, o congelamento será mais rápido na forminha.
Claro que não é só isso. São muitos fatores que mudam a sensação, a rápida adaptação e o conforto, seja em altas ou baixas temperaturas. Mas agora nossa preocupação é reduzir os danos e o mal-estar causados pelas altas temperaturas que virão e que não podemos controlar.
Para passarmos por essa onda de calor sem sofrer tanto, temos algumas dicas: A primeira é, como sempre, ÁGUA! Precisamos, primeiramente, cuidar muito da hidratação, pois sem água nosso corpo não consegue executar suas funções básicas para se resfriar. São recomendados 35 ml diários para cada quilo que temos. Ou seja, uma pessoa de 60 kg deve fazer a conta 60 kg x 35 ml e descobrir que a recomendação é de 2,1 litros por dia. Já para uma pessoa de 100 kg, são aconselháveis 3,5 litros diários. Você está ingerindo a quantidade certa de água por dia?
Agora que já sabemos a quantidade de água que precisamos e estamos com nossa garrafinha sempre por perto, vamos falar de alimentação. É necessário fazer refeições balanceadas, de baixo carboidrato (LOW CARB), e não dar muitos intervalos entre elas. A necessidade calórica varia de pessoa para pessoa, mas esses básicos servem para todo mundo!
Aqui no Menu Confiança, temos kits de comida low carb, ricos em fibras, proteínas, vitaminas e minerais, que vão do café da manhã ao jantar. Tendo refeições práticas e saborosas sempre à mão, fica mais fácil emagrecer com saúde, manter o peso ideal e resistir às tentações dos aplicativos de entrega de comida.
Peça seu kit e comece hoje mesmo a mudar sua vida!