Por que os homens emagrecem mais rápido que as mulheres?

Os homens emagrecem mais rápido que as mulheres?

Algumas mulheres batalham muito para perder alguns quilinhos, enquanto os homens seguem a mesma dieta e emagrecem com mais facilidade. Essa situação parece familiar?

A igualdade entre homens e mulheres não existe quando o assunto é perda de peso. Emagrecer é biologicamente mais fácil para eles, afinal, os músculos a mais e os hormônios a menos têm impacto direto no metabolismo e na fome.

O que eles têm?

Os homens comparado as mulheres têm mais músculos e menos gordura, o que garante um gasto maior de calorias, mesmo quando eles estão em repouso, consequentemente um metabolismo mais acelerado. A massa muscular tem papel essencial na captação de glicose, substância que ajuda no acúmulo de gordura. Além disso, não passam como as mulheres por oscilações hormonais durante o dia todo. Um estudo realizado na Universidade de Ottawa, por exemplo, descobriu que os hormônios são os responsáveis pelo aumento do apetite das mulheres após o exercício. Os homens não sentem o mesmo efeito.

O que as mulheres podem fazer?

Musculação ou outra atividade que renda músculos mais fortes, como pilates ou boxe. Mas se você estiver em processo de emagrecimento, é melhor trocar a balança pela fita métrica. Isso porque o músculo também pesa, mesmo perdendo gordura, você verá que o ponteiro da balança não irá abaixar como o esperado, então para evitar frustrações desnecessárias é bom evitá-la. Mas ao contrário da gordura, que ocupa muito espaço nos lugares errados, o crescimento dos músculos é mais restrito e localizado sendo visível a mudança em seu corpo.

Em um estudo atualizado em 2014, feito por cinco universidades britânicas, homens e mulheres de 40 anos, com 1,78 e 1,60 de altura, pesando 79 e 61 quilos, foram submetidos a dietas populares, como Vigilantes do Peso e Atkins. A pesquisa relatou que os homens perderam duas vezes mais peso que as mulheres, porém as mulheres perderam três vezes mais gordura corporal após dois meses. Após seis meses, a diferença entre homens e mulheres não foi tão perceptível, já que as mulheres também conseguiram acelerar o metabolismo e chegar lá, mesmo em um ritmo mais lento do que os homens.

 

O fato é que existem dois grandes fatores chave para que o emagrecimento nos homens seja mais fácil, pois eles são menos propensos a serem “comedores emocionais” além deles queimarem energia mais rapidamente. Essas informações foram concluídas em uma pesquisa divulgada recentemente no Daily Mail.

Porém, independente dos métodos ou do período necessário para a conclusão dos objetivos, todos podem alcançar bons resultados com dedicação e perseverança, seja homem ou mulher.

Compartilhar:

Qual a diferença entre dieta low carb e fitness?

Páscoa e dieta – Como não engordar

Seja o primeiro a comentar “Por que os homens emagrecem mais rápido que as mulheres?”

(não será compartilhado)