MICRONUTRIENTES E SISTEMA IMUNOLÓGICO

MICRONUTRIENTES E SISTEMA IMUNOLÓGICO
.
👉🏻 O sistema imunológico é o responsável pela defesa do corpo humano, e combate microrganismos, assim como substâncias estranhas presentes no ar, nos alimentos ou nos objetos, sendo fundamental contra o desenvolvimento de infecções e tumores.
👉🏻 Alguns micronutrientes são destaques para o bom funcionamento do sistema imunológico, como os minerais: ferro e zinco, e as vitaminas: A, C, D, E.
❇️ O ferro é componente de várias proteínas, incluindo enzimas, mioglobina e hemoglobina. As melhores fontes deste mineral, por possuírem maior proporção de ferro heme (de origem animal), são as carnes, principalmente as vermelhas e vísceras (fígado, rim e coração), e do ferro não heme (de origem vegetal) são os folhosos verde-escuros, as leguminosas (feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha); grãos integrais, nozes e castanhas.
❇️ O zinco é essencial para o crescimento, desenvolvimento e função imunológica, sendo encontrado principalmente em carnes, laticínios, frutos do mar e cereais.
❇️ A vitamina A pré-formada (retinol) é encontrada naturalmente em alimentos de origem animal, enquanto os carotenóides, os quais são convertidos em vitamina A no organismo, são presentes em óleos, frutas e vegetais. As principais fontes de retinol são fígado, leite e derivados e peixe. A vitamina A desempenha várias funções, sendo importante para a visão normal, expressão gênica, reprodução, desenvolvimento embrionário, defesa antioxidante e função imunológica.
❇️ A vitamina C possui atividade antioxidante, a qual evita o dano oxidativo das células imunes.
❇️ A vitamina D pode ser encontrada em alimentos como óleo de peixe, óleo de fígado de bacalhau e gema de ovo, e desempenha interação com o sistema imunológico, além da sua função no metabolismo do cálcio e formação óssea.
❇️ A vitamina E é encontrada em grande variedade de alimentos de origem vegetal, como: óleos vegetais, germe de trigo, milho e soja, e sua deficiência podem comprometer vários aspectos da resposta imune.
👍🏻 A ingestão adequada de antioxidantes combate a ação dos radicais livres, que têm sido relacionados com desenvolvimento de câncer, doenças cardiovasculares, doenças oculares degenerativas (catarata e degeneração macular), envelhecimento precoce e complicações da diabetes mellitus.
✅ A manutenção do sistema imunológico requer um consumo constante de todas as vitaminas e minerais necessários. Para isso, faz-se necessário seguir uma dieta equilibrada que inclua variedade de alimentos nas quantidades adequadas.
✅ E por fim, a adequação nutricional de micronutrientes está intimamente relacionada ao bom funcionamento do sistema imunológico, resultando na melhora da qualidade de vida dos indivíduos.
.
FONTE: http://www.sbai.org.br/revistas/Vol331/ART%201-10%20-%20Micronutrientes%20e%20sistema%20imunol%C3%B3gico.pdf ; https://www.ufrgs.br/lacvet/restrito/pdf/mariana_imuno_nutri.pdf;

Compartilhar:

O que é colesterol?

BENEFÍCIOS DO ALIMENTO ULTRACONGELADO

Seja o primeiro a comentar “MICRONUTRIENTES E SISTEMA IMUNOLÓGICO”

(não será compartilhado)